domingo, 3 de março de 2013

Lista de Alimentos

Resolvi deixar aqui no blog este material apenas para satisfazer a curiosidade de muitas pessoas com as quais converso. Afinal, sempre sou questionado sobre isso: "mas o que vou comer? Mato? O dia inteiro?"

Nada disso, pessoal, tem muita "coisa boa" que pode ser consumida, ajustada na quantidade, que não é pouco. Jamais pense que serão só 2 "baguinhos" de amendoim, ou, ainda, 3 colheres de sopa de Feijão cozido, porque isso não é uma dieta, mas sim uma tortura. Não quero isso para mim, prescreverei isso para meus clientes??????

A verdade é que, com o passar do tempo, Aipim cozido e Batata-doce foram trocados pela falsificação de Arroz que essa "coisa branca empapada" que se come mais atualmente no Almoço e que digo NÃO ser comida de verdade. Esses são apenas dois exemplos de alimentos que foram banidos, e que devem voltar para jamais sair novamente...

Cadê a velha e boa manteiga? Foi substituída por essa "coisa" chamada margarina, uma "coisa" que nem mesmo as moscas querem comer (abra manteiga e margarina e observe em qual elas vão). Agora, se as moscas, que nem tem consciência, não reconhecem a margarina como alimento e não pousam nela, como pode o homem, um ser que se julga inteligente, preferir margarina à manteiga? Me expliquem isso...

E, para quem acha que aquela margarina com o selo da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que tem um coração como símbolo, é boa, olhem esse artigo científico, que relata os malefícios dessa "nova margarina", alterando todo o colesterol (LDL e HDL): http://www.nutritionandmetabolism.com/content/pdf/1743-7075-4-3.pdf. Não sou eu que estou dizendo, é o resultado de um artigo científico, e quem pode provar contra?

Então, pessoal, questionem seus hábitos: realmente comem o que é certo?

Agora, voltando a falar da Lista de Alimentos, esta ferramenta compõe o material que utilizo para montar uma boa dieta, adaptada para a realidade de cada pessoa, claro. Utilizo-a sempre, já que é através dela que defino o que é melhor para cada indivíduo que procura meus serviços, e, a partir dessa definição, ajusto as quantidades... Segue abaixo:



Lista de alimentos – Preferências e aversões

Oleaginosas: Amêndoa, Amendoim, Avelã, Castanha do Brasil, Castanha de Cajú, Macadâmea, Nozes, Pinhão, Pistache

Frutas secas: Ameixa, Damasco, Tâmara, Uva passa, Banana passa

Frutas: Abacate, Abacaxi, Acerola, Açaí, Ameixa, Amora, Atemóia, Banana, Bergamota, Cajú, Carambola, Caqui, Cereja, Côco, Framboesa, Gabiroba, Graviola, Goiaba, Jabuticaba, Kiwi, Laranja, Limão, Mamão, Maçã, Melancia, Maracujá, Manga, Melão, Mirtilo, Morango, Pêra, Pêssego, Pitanga, Romã, Uva (suco)

Grãos/Sementes: Amaranto, Arroz integral, Aveia, Chia, Gergelim, Linhaça, Quinoa, Barra granola, Semente Girassol

Tubérculos: Aipim cozido, Batata-salsa, Batatas Doce e Inglesa, Cará, Inhame, Yacon

Leguminosas: Feijões, Brotos (Alfafa), Lentilha, Grão-de-bico, Vagem, Ervilha, Milho, Mostarda

Carnes: Atum, Sardinha, Peixes, Ovo caipira, Frango caipira, Peito Frango, Frutos do mar, Suíno, Bovino

Legumes e Verduras: Abóbora, Alface, Agrião, Alho Poró, Brócolis, Beterraba, Beringela, Cenoura, Cebola, Chicória, Chuchu, Couve, Couve-flor, Espinafre, Pepino, Pimentão vermelho, Repolho, Rúcula, Tomate

Funcionais: Alecrim, Alho, Alfarroba, Aloe Vera Gel, Café, Canela, Chá Branco/Verde, Chia, Chocolate amargo, Cogumelos shitake, Gengibre, Hortelã, Óleo de Oliva, Óleo de Côco, Orégano, Pimenta


Creme de leite, Manteiga, Nata, Bacon

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