sexta-feira, 28 de junho de 2013

Chocolate


Hummm... Delícia!

Mas não estou falando dessa “papa doce” que você conhece por chocolate (que é açúcar "puro"), estou falando do verdadeiro chocolate, amargo e com muito cacau (mínimo 70%)! Este sim pode ser consumido diariamente...




Os benefícios do chocolate são provenientes do Cacau, que é um fruto muito nutritivo e que contém muitos flavonoides (principalmente proantocianidinas), substâncias com ação antioxidante e anti-inflamatória, por isso existem muitos artigos científicos sobre isso:














E essa lista resulta apenas de uma hora pesquisando...

Chocolate Amargo é bem gorduroso (a maior parte é saturada), mas perceba como os profissionais de saúde desatualizados são "engraçados": a carne vermelha não tem muita gordura saturada e "dizem" que faz mal, chocolate tem muito mais gordura saturada e faz bem! Tem alguma diferença a gordura saturada vir da carne vermelha ou do chocolate amargo? Claro que não, ela não faz mal de jeito algum... 

Nutrientes no Chocolate Amargo é o que não falta:
Magnésio - importante para tudo no corpo humano, único mineral que não é tóxico);
Cobre - antioxidante, pigmentação da pele, previne anemia;
Manganês - cofator da enzima antioxidante Super-Oxido-Dismutase;
Potássio - batimento cardíaco, pressão arterial, impulso nervoso, etc;
Zinco -  toda a regulação hormonal...
Ferro - formação de hormônios tireoidianos, queima de gordura (cofator na síntese de Carnitina);
Vitaminas do complexo B - 99% das reações químicas que ocorrem a cada segundo precisam dessas vitaminas hidrossolúveis.

Existem substâncias presentes no Cacau que agem no sistema nervosos central e são benéficas, mas também podem ser viciantes ou provocar enxaqueca, então bom-senso é fundamental, nada de devorar a barra inteira de uma vez...

3 comentários:

  1. Boa tarde, Luiz Sérgio!

    Estou há uns três meses me informando sobre a alimentação low carb e incorporando os hábitos no meu dia a dia! Já não sinto mais falta de pão no café da manhã, nem de batata ou arroz no almoço e nem de macarrão no jantar hehe. Mas o doce é algo que ainda preciso diariamente.

    Já não consigo mais consumir doces comuns, com açúcar, mas faço algumas sobremesas low carb com cacau e consumo 2 a 3x por dia. As quantidades que como são: 1 ou 2 cs de "mousse" de chocolate (feito com abacate, cacau, tâmaras e laranja) e uma fatia de brownie (feito com choc 85% cacau, manteiga, farelo de aveia e ovos).

    Você acha que essas doses diárias são muito prejudiciais à saúde ou são quantidades pequenas? Eu queria muito reduzir, mas estou em época final de elaboração de tcc e estou estudando para prova de mestrado, daí quando a ansiedade bate, o cacau se faz necessário =x

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Teresa...

      A qualidade nutricional dessas refeições é muita boa, se você comer muito, demorará mais para sentir fome, então o tempo de saciedade equilibra tudo.

      Então, se comer 5 colheres, demorará 2 horas a mais para sentir fome do que se tivesse comido 3 colheres...

      Você não engordará comendo isto, assim como pode comer todos os dias durante sua vida, quero dizer.

      Agora, se a vontade de comer doces continuar mesmo após esse tumultuado período, é problema.

      Então, seria necessário avaliar se há disbiose, já que a Serotonina (bem-estar) é quase totalmente fabricada no intestino, ao contrário do cérebro, como se pensava...

      Excluir
    2. Oi Luiz Sérgio! Obrigada pela resposta!!

      E nossa, não como 5 colheres de sopa do mousse nunca hehe eu como 2 colheres de sopa, no máximo =D E já notei que da próxima vez que fizer, vou reduzir a quantidade de tâmaras pela metade (que é o que deixa doce, já que n uso nem adoçante nem açúcar), pois hoje quando comparei com o brownie de 85% cacau, achei o brownie bem melhor por ser mais amargo =D

      Quando esse período passar, te dou um feedback de como anda minha vontade por doce =D eu tenho sorte de comer um pouquinho e me satisfazer, mas queria muito reduzir para apenas o fds ao invés de diariamente! Vamo que vamo!

      Abraços!

      Excluir