segunda-feira, 22 de julho de 2013

Polivitamínicos

Existem inúmeros destes suplementos em qualquer farmácia, são famosos pelas vitaminas e minerais de A à Z. Sobre estes suplementos, tenho vários motivos para dizer: não utilize!

Nestes produtos, estão tudo misturado: vitaminas hidrossolúveis e lipossolúveis, além dos minerais inorgânicos...

Em relação às vitaminas, existem dois tipos: hidrossolúveis (dissolvem em água) e lipossolúveis (dissolvem em gordura), então, como água e óleo, não se misturam...

As vitaminas hidrossolúveis correspondem ao complexo B: Tiamina (B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3), Ácido Pantotênico (B5), Piridoxina (B6), Ácido Fólico (B9), Cobalamina (B12), além de Biotina (H) e Ácido Ascórbico (C).

Na imagem abaixo está demonstrada as interações da Vitamina B1 com outras vitaminas e substâncias, concentre-se no primeiro quadro da parte superior esquerda, assim como os dois quadros da parte superior direita.


Note que a B1 se oxida na presença da B2 (transforma-se em Tiocromo, um metabólito fluorescente sem função biológica) e destrói B9 e B12. Esta última também se perde em contato com a B3. Como estas interações ocorrem antes da absorção, ou seja, no lúmen intestinal (diretamente no "tubo") e estômago, então estas vitaminas não podem estar juntas na mesma hora: B1, B2, B3, B9 e B12... Complicado? Depois mostrarei minha solução...

As vitaminas lipossolúveis são: Retinol (A), Colecalciferol (D), Tocoferol (E) e Filoquinona (k1), sendo que a K2 (Menaquinona) é muito mais potente que a K1, mas é cara (porque é fantástica) e não vem no polivitamínico.

Sabendo que só dissolve em gordura, adianta engolir a cápsula em uma refeição que quase não tem gordura

Já os Minerais costumam estar na forma inorgânica (Sulfato, Óxido e Carbonato), que não é bem absorvida e ainda pode provocar dor no estômago, azia, refluxo, distensão abdominal e constipação. Maravilha, além de não absorver bem os minerais, ainda causam um série de efeitos adversos devido à forma química... Mineral deve estar em forma orgânica, preferencialmente quelado (glicina), ascorbato, citrato ou aminoácido-complexo!

Agora, uma situação utópica: todos os nutrientes do polivitamínico foram absorvidos. Mas e quanto à dose? 1 RDA é suficiente para quem está deficiente? 

Sabendo que estou atendendo um ex-alcoólatra que apresenta sinais e sintomas clássicos da deficiência de Tiamina (B1), vou dar só 1,2mg (1RDA)? Jamais, a dose pode ser até 100 vezes maior!!!

Assim como uma grande queda de cabelo causada pela deficiência de Biotina (vitamina H) será corrigida com somente 1 RDA (50mcg)? Coitada da pessoa que utilizar essa baixa dosagem, ficará careca logo...

Sinais e sintomas de deficiência definem a dose, acima de qualquer outro fator...

Então, para perceberem a complexidade disto, vou demonstrar como fica uma suplementação de vitaminas e minerais adequada em termos de biodisponibilidade de nutrientes e interação nutricional, manipulada em cápsula vegetal verde de clorofila, que não causa desconforto abdominal:

Em uma refeição com bastante gordura, que pode ser Abacate ou Ovos mexidos com Óleo de Côco ou manteiga, encaixam-se as vitaminas lipossolúveis. Aí vem a grande sacada: Benfotiamina, a forma química lipossolúvel da Tiamina (B1). Lembra da imagem acima, quadros superiores na direita? Pois é, acabou a interação entre B1, B9 e B12. Fantástico, agora o risco de perder B9 e B12 é bem menor!

A B12 precisa de muita acidez gástrica, já que necessita de uma proteína conhecida como fator intrínseco, fabricada pelo estômago, então, refeições com bastante proteína são excelentes para que a B12 possa realmente ser absorvida no fim do intestino delgado, o Íleo. Se quanto mais acidez no estômago, melhor para absorção da B12, nada melhor do que já incluir Ácido Fólico (B9) e Vitamina C (Ácido Ascórbico) na mesma hora, tudo na mesma cápsula! Lembrando que não posso colocar a B3 junto com a B12...

Então, em qualquer outra refeição, pode-se incluir as outras vitaminas: B2, B3, B5, B6 e H...

Com isso, a biodisponibilidade das vitaminas será totalmente otimizada...

E quanto aos minerais, na forma orgânica são bem tolerados (não provocam desconfortos abominais), podendo ser consumidos em qualquer horário, com ou sem refeição...

15 comentários:

  1. Vamos se eu entendi... Se então após uma refeição que contenha gordura como do abacate ou ovo e mandar o suplemento junto com um água com limão. Eu teria os beneficios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouquíssimo, praticamente nada! Uma vai anular a outra! Precisa separar...

      Excluir
  2. Luiz, vc tem as referências que utilizou para construir o texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil responder isso, peguei um pouco daqui, outro pouco dali... Sei que foram meses pesquisando cada detalhe... Usei o Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia (autoria de Silva e Mura), o e-book maravilhoso Nutrientes e Terapêutica (autoria de José Gilberto Perez de Moura), materiais técnicos de indústrias farmacêuticas de manipulação, sem falar nas aulas da pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP).

      Por quê a pergunta?

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta. Pergunto para que possa ter acesso e me aprofundar no tema. Além disso, para confirmar se são boas fontes. Mais uma vez obrigada!

      Excluir
  3. Então eu posso manipular B12, B9, Ácido ascórbico e cafeína na mesma cápsula e tomar preferencialmente no almoço com uma dieta rica em proteína?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pesquisei sobre a interação da Cafeína com as vitaminas, melhor não misturar...

      Excluir
  4. E outra cápsula com as demais vitaminas e minerais e tomar no café da manhã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problemas... A B12, bem como qualquer vitamina, só vai provocar efeito colateral se a dose for muito elevada...

      Excluir
  5. E no caso da B12, que provoca acnes, qual a solução?
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí uma resposta q eu tbm gostaria de ter.

      Excluir
    2. Taí uma resposta q eu tbm gostaria de ter.

      Excluir
    3. Altos níveis de B12 no sangue é que estão relacionadas com a Acne, e não a suplementação... Então é preciso dosar a B12 e avaliar se tem excesso...

      Excluir