sábado, 30 de novembro de 2013

Carnes


Que o frango é uma carne "fraca", segundo minha análise, talvez você já tenha lido aqui...

Qual seria, ao meu modo de ver, em ordem de importância nutritiva, os alimentos de origem animal mais consumidos???

1. Ovo caipira

2. Sardinha

3. Atum

4. Salmão selvagem

5. Outros peixes (selvagens, nada de cativeiro)

6. Boi

7. Suíno

8. Frango Caipira

9. Frango de granja

10 comentários:

  1. É engraçado o frango estar na lanterna, pois é a carne que os marombeiros mais comem. Ainda bem que como ovo caipira e atum (não consigo gostar de sardinha). Eu moro numa cidade que tem rio, e onde teoricamente seria mais fácil encontrar peixe, mas a gente só encontra peixe de tanque; para comer peixe de rio só indo a peixarias, pois elas têm esquema e conseguem comprar. Já o salmão selvagem também não é fácil encontrar, por isso acabo apelando pro atum em lata. :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os marombeiros também agem muito segundo o "achismo" em muitas coisas, poucos buscam apoio profissional e os poucos profissionais também não buscam outras opções, só querem saber de batata-doce e esquecem que há Aipim (mandioca, macaxeira), Batata-salsa(ou baroa/aipo/mandioquinha), Arroz integral, Cará, Inhame, é tudo um círculo vicioso (bola de neve) interminável...

      Excluir
    2. É verdade, são comedores inveterados de frango com batata doce, e mesmo os que têm apoio profissional não comem nada muito diferente disso. A alimentação fica pobre, focada apenas em músculos.
      E por falar em arroz integral, o que você acha dele? O pessoal fanático da páleo é contra, por causa dos fitatos; mas eu li que eles estão presentes mais na casca e no farelo, mas quem come casca e farelo de arroz? Antes da páleo eu comia arroz integral, já que o branco não tem gosto e é pobre em minerais e fibras.

      Excluir
    3. Oleaginosas (Amêndoas, Castanhas, Nozes, Pistache) contém muito mais fitato, porém os mesmos que rejeitam outros alimentos (por conta do fitato) consomem normalmente as oleaginosas... Que paradoxo!

      Fitato não é veneno e também não significa que levará embora nas fezes todos nutrientes... Ninguém ficará com deficiências nutricionais por conta do fitato! Se fosse assim, não adiantaria consumir a Castanha do Brasil que o Selênio no sangue não ia aumentar, e não é isso que acontece...

      Arroz integral é um bom alimento, quem contrariar, que venha com uma boa argumentação e provas de malefícios de consumo, e não na base do "achismo"...

      Só não é interessante para quem está em uma dieta radical, cetogênica, puramente à base de proteínas...

      Excluir
    4. Concordo. Quando eu puder voltar a comer arroz, rs, será o integral.
      O paradoxo existe também no nitrato, nitrito e conservantes do salame, presunto e salsicha que eles consomem (mais quem segue primal).
      Me passaram uns links sobre o arroz, mas tenho preguiça desse assunto, dei uma lida por cima. Se você quiser ler quando tiver um tempo, depois me diz o que achou, se faz algum sentido ou não:
      http://butterbeliever.com/brown-rice-vs-white-rice-which-is-healthy/
      http://olliestraining.com/2012/03/white-rice-vs-brown-rice-the-smack-down/
      http://www.marksdailyapple.com/is-rice-unhealthy/#axzz2g1BDbUF6
      http://chriskresser.com/arsenic-in-rice-how-concerned-should-you-be

      Excluir
  2. nossa ovo de granja naum esta nem na lista? eh serio isso,to ferrado entaum,naum sei onde encontrar ovo caipira de verdade,os que dizem q sao daqui,eu naum acredito.eh realemente isso Luiz Sérgio,vos de granja estao abaixo disso tudo?? obrigado!!

    ResponderExcluir
  3. Tb gostaria de saber sobre o ovo de granja. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explorei esse assunto em postagem anterior, Michele!

      http://luizsergio-nutricionista.blogspot.com.br/2013/06/ovo-alimentoperfeito-logo-deinicio-deve.html

      A dieta dos frangos padrão de granja não é boa, logo a qualidade dos ovos também não é!

      Excluir